quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tarot: uma previsão atemporal

Pode-se dizer que as primeiras manifestações do jogo de 78 cartas que hoje conhecemos pelo nome de tarot ocorreu no territorio europeu, para ser mais específica , no norte da Itália em meados dos século XV.







Quando se perscruta o Tarot deve-se pensar: “O que veremos agora não é uma previsão de seu futuro, mas sim veremos o reflexo de seu momento presente!”

Muitas vezes vemos o passado e seus reflexos na vida presente que por sua vez irá “plasmar” seu futuro.Mas eu sempre repito... o tempo não existe na previsão... porque vemos o reflexo de seu estado atual, sendo ele resíduos de seu passado ou não.

Conseguimos lembrar o passado em nossas mentes, ver as imagens e até sentir as emoções deste passado sendo negativo ou não. E se pudéssemos liberar a mente para “lembrar” o futuro?

Quando eu disse isso fui questionada da seguinte forma: “Mas o futuro é complexo, ele pode mudar a qualquer momento (...) já o passado ele é inalterável, sendo dessa forma como poderíamos ver o futuro?”

Nisto eu pensei o seguinte: O futuro pode ser alterado... o presente pode ser alterado... e (uau!) o passado pode ser mudado!!!

Antes de embrenhar mais nos caminho do tarot vou fazer uma inferência...

Como mudar o passado???Bom... minha idéia esta embasada nos tratamentos de regressão hipnóticas ou não... como citado no romance “Quando Nietzsche Chorou”.

O termo “Limpar a Chaminé”... tratamento no qual consistia em fazer o paciente lembrar de seu passado pouco a pouco até chegar ao ponto que levou à sua histeria ou loucura de forma geral.

A regressão hipnótica, também funciona da mesma maneira, você é induzido a um transe no qual seu cérebro acessa todas suas lembranças de sua vida desde o útero materno (descartando aqui a regressão em vidas passadas, que também é válida como exemplo).

Deste modo, passo a passo em seu passado é analisado até chegar ao ponto do tempo em que houve algum fato traumático que em conseqüência gerou o problema mental no presente. Enfim a pessoa volta ao passado mesmo que mentalmente (lembrando que mentalmente tudo que imaginamos e criamos emoção, age no corpo, nos músculos, membros e nas moléculas) para resolver algo que ela não entendeu, ou algo que lhe causou danos, ela volta para compreender que se não desgarrar destes fatos o presente dela será afetado.

Assim, o tempo de alguma forma não existe. E na previsão do Tarot também não, pois lá vemos o reflexo do presente, se você esta agindo assim... pensando assim... você vai ser assim no futuro.

Mas claro, nem por isso o Tarot se torna menos interessante. Pois através dele podemos ver como estamos agindo... se não estamos conscientes de nossos atos e pensamentos... este oráculo pode trazer a tona o que é preciso mudar!E os símbolos... trazem a mesma mensagem a todos???
A carta da torre simboliza interferência de terceiros para todas as pessoas???Certamente que não!!!!Claro, existe o símbolo/razão raiz da carta, mas agregando significados de um mesmo sentido às cartas podemos chegar ao uma conclusão mais profunda.

Vou deixar somente um significado que perscrutei na carta da Torre:Ela simboliza interferência de terceiros na vida do indivíduo, ruína... entre outras coisas, mas vou me prender neste sentido... mas na carta eu perscrutei e percebi outro significado com o mesmo sentido...a própria pessoa estava interferindo em seu objetivo de forma negativa... pois a Torre de modo individual pode simbolizar o corpo físico da pessoa, que no topo da torre pode simbolizar a cabeça da pessoa, onde está o raio e a ruína descrita na carta... ou seja, neste caso eu vi que a pessoa mesma estava interferindo em seus objetivos com pensamentos de “Não sou capaz!”...

Enfim... as cartas possuem uma razão raiz , mas que podem ser agregadas a outros significados afins... claro que muitos já sabem disso... mas e quem esta começando a ler cartas agora?? Estes às vezes se prendem muito ao significado da “cartilha” que vem junto. Elas são indispensáveis, claro... mas temos que treinar nossa intuição para nós mesmos e para ajudar os demais.“Somos nós que percorremos no tempo? Ou é o tempo que percorre por nós?

4 comentários:

  1. Nossa...eu sempre achei que tinha todo um mistério em torno das cartas..sei la...
    e na verdade é como se fosse um processo parapsicologico mesmo...

    ResponderExcluir
  2. E o tarot é uma bela viagem pra dentro de nós mesmos, do que estamos fazendo, do que estamos pensando, do que não estamos prestando atenção.
    Muita gente acha idiota acreditar nisso, mas ñ vejo o tarot como uma previsão ou um conselho e tal. Vejo o tarot como um tempo de parar e prestar atenção em mim: O que está me incomodando? O que estou fazendo? Porque as coisas estão acontecendo dessa forma? E então a gente começa a observar mais e entender mais o nosso interior e as interferências dele no nosso dia-a-dia, tanto no presente, quanto no passado e, possivelmente, no futuro.

    Ótimo post!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Nossa...

    Ja li sobre Tarot na internet, mas a sua explicação foi formidável.

    Parabéns pelo post e pela explicação!

    ResponderExcluir