domingo, 26 de abril de 2009

A lenda da descida da Deusa ao mundo subterrâneo


A nossa Senhora a Deusa nunca amou, mas Ela resolvia todos os Mistérios, até o Mistério da Morte; então fez uma viagem ao Submundo.
Os Guardiães dos Portais desafiaram-na: "Despe os teus trajes, tira as tuas jóias; porque não os podes trazer para esta nossa Terra."
Então Ela despiu os seus trajes e tirou as suas jóias, e foi amarrada, como todos os que entram no Reino da Morte, a Poderosa.
E era tal a sua beleza, que a própria Morte se ajoelhou e beijou os seus pés, dizendo: "Abençoados sejam os teus pés, que te trouxeram para estes caminhos. Fica comigo; mas deixa-me pôr a minha mão fria no teu coração."
Ela respondeu: "Eu não te amo. Porque é que acabas com todas as coisas que amo e tens prazer em que esmoreçam e morram?"
"Senhora", respondeu a Morte, "esta idade e destino, contra as quais nada posso fazer. A idade faz com que todas as coisas murchem; mas quando os homens morrem no fim do tempo, eu dou-lhes descanso e paz, força para que eles possam retornar. Mas Tu! Tu és maravilhosa. Não voltes; fica comigo!"
Mas ela respondeu: "Não te amo".
Então disse a Morte: "Como não recebeste nem a minha mão ou o teu coração, terás de receber o chicote da Morte".
"É o destino assim seja," disse Ela. E Ela ajoelhou-se, e a Morte chicoteou-a carinhosamente. E ela chorou, "Sinto as pancadas do amor".
E a Morte disse, "Abençoada Sejas!" e deu-lhe o Beijo Quíntuplo, dizendo: "Que assim te possas manter na alegria e conhecimento." E Ele ensinou-Lhe todos os Mistérios, e Eles amaram e foram um, e Ele ensinou-Lhe todas as Magias.
Porque existem três grandes acontecimentos na vida de um homem: Amor, Morte e Ressurreição no novo corpo; e a Magia controla-os todos. Pois para realizar o Amor deves voltar ao mesmo sítio e lugar e na mesma altura que a pessoa que amas, e deves lembrar-te e amá-la novamente. Mas para renascer tens de morrer e estar pronto para um corpo novo; e para morrer tens de ter nascido; e sem amor não podes nascer; e isto é tudo a Magia.


Sem maiores comentários de todos os mitos este sem dúvida é o mais lindo e profundo.
É tão belo a capacidade humana de amar, e é triste saber que nem todos o fazem, e que alguns simplesmente se abidicam de tal.

Bençãos dos antigos!

Um comentário:

  1. Engraçado como tudo se encaixa. Para amar, precisamos estar vivos. E quando amamos, nós morremos, para nascermos de novo de uma forma mais branda... mais amável. O amor é a morte do que éramos quando não tínhamos amor, e, ao mesmo tempo, o amor é a nossa ressurreição, a nossa salvação. O amor é a morte de nossas tristezas e de tudo o que não sabíamos sozinhos. E essa morte é necessária, para que nasçamos de novo e saibamos amar de verdade!

    O amor tá repleto de morte, de sofrimento e ao mesmo tempo de vida, de alegria, de RENASCIMENTO!
    E no fim das contas, a balança sempre pende pra nossa felicidade quando temos amor!

    Belíssimo texto!!!!
    Adorei!

    ResponderExcluir