domingo, 22 de março de 2009

O Paganismo


Diferente do que alguns pensam, o Paganismo não é uma religião única, e sim um termo que abriga todas as religiões marcadas pela devoção à natureza e a crença em vários deuses (wicca, bruxaria tradicional, druidismo, xamanismo, asatru entre outras).


O termo pagão foi generalizado a todos aqueles que não fossem batizados, mas o fato é que o significado do termo é bem mais profundo. Pagão vem do latim pagus ou paganus, que significa, basicamente, “morador do campo” ou “aquele que vive no campo”. Isso porque os povos do campo celebravam as colheitas, tinham sua religiosidade própria; não eram cristãos. Esse foi o termo utilizado pelos cristãos para denominar as pessoas que praticavam os ritos ligados à Natureza. Assim, quando alguém se diz pagão ou neo-pagão, está dizendo que sua religiosidade está ligada ao conceito que tem a sacralidade na Terra, e não que é contra o Cristianismo ou é satanista. Aliás, Satanismo nada tem a ver com Bruxaria.

Um termo comum também é o neopaganismo. Onde a palavra neo também é latina, em que o significado mais correto para o termo neo-paganismo é “paganismo novo”. Já que vimos que o Paganismo é o nome dado às práticas dos povos pagãos que viviam no campo. Oras, a não ser que você viva em um sítio ou fazendo isolados do mundo e celebre todas as colheitas, plante etc, você não é exatamente pagão, mas um neo-pagão. Você está recriando o Paganismo, porém, mora em grandes (ou pequenas) cidades e não está exatamente na mesma situação que seus antepassados, certo? Por isso chamamos o movimento atual de Neo-Paganismo. Não é o Paganismo dos antigos, mas uma reconstrução do antigo.

Desde que a Bruxaria e o Paganismo tornaram-se populares, muitas pessoas afirmam erroneamente que o que praticam são exatamente os mesmos ritos e cultos de milhares ou centenas de anos atrás, o que não poderia estar mais longe da verdade. Assim, o que temos hoje são reconstruções do antigo - não vivemos o Paganismo exatamente como viviam nossos antepassados, mas como vivemos hoje.


Cada religião ou vertente pagã hoje em dia tem sua própria estrutura, crenças e pequenos detalhes que fazem dela um caminho particular, e nenhuma delas pode ser vista como “a verdadeira Bruxaria” ou “o verdadeiro Paganismo”. De fato, temos muitas invenções e misturas hoje em dia com o nome Bruxaria estampado na capa, mas estamos descartando essas abominações e falando apenas dos caminhos sérios. Existem diversas vertentes e cabe a cada um descobrir com qual se identifica mais, dentro do Paganismo, caso seja isso mesmo o que seu coração anseia.

Reconstrucionismo é um termo geral para descrever essas religiões atuais que tentam reviver religiões ou práticas religiosas mais antigas. É uma continuação espiritual do que era o Paganismo antigamente.
Namaste

4 comentários:

  1. Muito bom e prazeroso de se ler, tinha uma concepção totalmente desacreditada sobre bruxaria, muito bom, continue assim

    Tenho muito que aprender sobre paganismo e tenho certeza que lendo seus post irei enriquecer muito.
    Namastê.

    ResponderExcluir
  2. Blog e matérias totalmente a ver com você. Ficou muito bom o teu blog e falando sobre a matéria, posso dizer que aprende-se muito com ela. Espero que as demais continuem com msmo nível.
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. eu culto o paganismo e me sinto tão bem

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Alana!!!

    Gostei do seu texto e por isso quero te convidar para conhecer o nosso blog, sobre bruxaria tradicional:

    http://bruxaria-tradicional.blogspot.com

    Acredito que você irá gostar!

    Abraço fraterno,
    Danny

    ResponderExcluir